18/02/2015

The Maze Runner - James Dashner

Correr ou Morrer



Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam A Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, s
e fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente.


É um dos livros mais conhecidos por causa do filme lançado no ano de 2014, como todo livro adaptado para filme tem suas diferenças nos acontecimentos, vou falar de algumas delas: a primeira que é ate sutil, no livro logo de inicio Thomas lembra-se do próprio nome já no filme só depois de uma pancada na cabeça durante uma luta, o segundo é que o soro também desde o inicio da historia já é conhecido pelos membros da clareira e terceiro e ultimo que Ben já se lembrava de Thomas desde de que o viu pela primeira vez subindo do elevador. A historia em si tem o mesmo tema né, os clareanos estão no meio de um labirinto tentando achar um mondo de sair mas tem os Vertugos la atrapalhando. Claro que no livro tem muito mais ação, suspense e mistério, sem falar das intrigas que ,mais uma diferença do livro para o filme, existe e não é só com Gally (é mais com ele mas não é só ele).


Deixando as inúmeras diferenças do filme com o livro de lado, o livro é de fácil e rápida leitura, os capítulos na grande maioria são de 3 a 4 paginas, o que da uma dinâmica bem diferente das minhas leitura antigas.



Mas mudando um pouco de assunto, o nome do livro deveria se chamar "e o que isso quer dizer?" porque a quantidade de vezes que li essa frase não é brincadeira, ate sorriso saiu de mim por causa dessa frase, porque o personagem sempre chegava a esse mesmo ponto.
Comei a ler este livro digital e parei para ler  ele físico quando eu comprasse, acontece que pra meu prazer ganhei o livro no Amigo do Livro com minhas amigas queridas. Assim que li não consegui desgrudar, mas depois fui desanimando, mas como a historia era diferente eu ficava lendo, ate que peguei um vicio e li o livro, apesar de ter assistido o filme antes de ler o livro não me incomodou ver Thomas com Dylan né #OGeitoDoidoDeleÉumMaximo. Desta vez ate que acertaram no ator.
Muita coisa que acontece no livro foi retirado no filme, vou falar spoiler então quem não gosta não leia o próximo paragrafo.


Não gostei muito de terem modificado o labirinto para um circulo em vez de um quadrado, não tinha porque modificar isso, e sobre o céu que ficou cinza e aí eles descobrem que não é um céu de verdade, acho que só teve de tirar essa parte porque ate o lugar que eles fugiram foi bem diferente né, tipo um abismo pra uma passagem secreta, e quando Teresa fica falando com Tomas pela força do pensamento, acho que tinha de ter essa cenas no filme, mas ela se acorda e pronto fica la falando pra ele pessoalmente, eu assisti o filme primeiro e claro estou gostando mais do livro, é sempre melhor planejado.

Este ano esta programado para lançar o segundo filme que é A prova de Fogo Mazer Runner e talvez saia completamente do tema do livro, já estou com um pé atras pra assistir, porque tiraram muito coisas, muitos acontecimentos do primeiro livro, aí fico me perguntando o que eles vão usar pra o segundo filme. Estou com vontade de ler o segundo livro mas não sei se vou ler o terceiro e o quarto, por quê? porque o terceiro já tinham me falado que não é muito bom e o quarto foi só mais um livro modinha, tipo só pra vender, espero que não estraguem muito já que era uma trilogia e agora é um quarteto!


Livro: Correr ou morrer
Autor(a): James Dashner
Editora V& R
Nº de Paginas: 426
Coleção: Maze Runner
ISBN:978-85-7683-247-8

Bem é isso qualquer coisa deixa seu comentário!

2 comentários:

  1. Nunca ouvi falar do livro nem do filme, mas ambos parecem interessantes. Vou ficar de olho, valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre! <3

DAMAS DO RABISCO: The Maze Runner - James Dashner © 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!